A busca por modelos circulares na indústria da moda tem provocado algumas empresas a testarem novos modelos de negócios, entre os quais aqueles baseados em serviços de assinatura com garantia de retorno das peças adquiridas, as quais são revendidas e/ou recicladas.
Com vários exemplos de iniciativas dessa natureza espalhados pelo mundo, no Brasil a marca carioca Reserva acaba de lançar um modelo desse tipo focado em camisetas básicas oferecidas em 12 cores e feitas com algodão certificado BCI (Better Cotton Initiative).
Funciona assim: o consumidor contrata por um ano um serviço que dá direito a três camisetas no total, sendo a primeiro recebida no ato da contratação, a segunda depois de 5 meses e a terceira e última após 10 meses. O serviço custa R$ 24,99 por mês com direito a crédito no mesmo valor para ser utilizado somente no mesmo mês na própria Reserva. Ao final de 12 messes, o cliente pode, naturalmente, ficar com as camisetas ou devolvê-las para a Reserva e receber crédito de R$24,90 por cada peça devolvida, as quais poderão ser revendidas na plataforma de usados TROC ou recicladas, dando origem a um novo tecido.
“Em termos de modelo de negócio, a nossa camiseta simples é um embrião de solução logística e comercial capaz de minimizar o impacto ambiental da indústria […]. Acredito que tudo isso deixa clara a revolução por trás do produto. Esse é apenas o nosso primeiro passo no caminho da reinvenção da moda básica no Brasil. Dizem que uma revolução começa em um quarteirão. A nossa está começando em uma camiseta ”, disse Rony Meisler, CEO da Reserva, em entrevista à revista Exame no dia 22/05.